sexta-feira, 7 de maio de 2010

Definição de um diferencial


A definição de um diferencial


Certamente, muita gente ainda lembra um tempo não muito distante em que um documento importantíssimo para quem quisesse ser um sucesso na vida era o diploma de datilografia.

O diploma de datilografia era um canudo amarrado com fita vermelha, que vinha escrito em letras góticas.  Era um documento que o candidato a emprego não carregava, exibia.  Alguns até mandavam fazer um quadro e penduravam na parede do escritório.

Existiam milharem de escolas de datilografia no Brasil.  Cada cidade tinha a sua escola, e elas promoviam concursos públicos para ver quem datilografava mais rápido.  Os mais prendados chegavam a 180 toques por minutos sem nenhum errinho.  Aí vieram os computadores, a internet, o e-mail, e da noite para o dia as escolas de datilografia sumiram do mapa.

De repente, saber bater a-s-d-f-g- com os dedos certos deixou de ser importante para o futuro.  Hoje, uma criança aprende a digitar em um teclado antes mesmo de aprender a ler.  E batuca só com os dois dedos, porque, afinal de contas, um “a” é um “a”, com o sem diploma.

Ainda existem milhares de datilógrafos pelo Brasil afora.  O que não existe mais é o orgulho de exibir o diploma de datilografia.  Até pode ter virado peça de museu, ou objeto de piada, mas o que um dia significou, continua valendo até hoje.  O diploma de datilografia nada mais era do que um documento que comprovava ser seu portador uma pessoa que se diferenciava dos demais candidatos a emprego.

Cada época tem o seu canudo.  Ontem, foi o diploma de datilografia. Hoje é o MBA.




Gehringer,Max. “Clássicos do mundo corporativo” Editora Globo.

Nenhum comentário: