sexta-feira, 7 de maio de 2010

Um abacaxi para resolver


UM ABACAXI PARA RESOLVER

“Diz que o Zeca, funcionário sério e cumpridor de suas obrigações, resolveu pedir aumento ao presidente da empresa.

- Senhor Presidente, tenho 20 anos de casa e agora me sinto um tanto injustiçado. Juca, que está conosco há apenas três anos, está ganhando mais do que eu.
O empresário, atento ao que ele havia dito, falou:
- Foi bom você ter vindo aqui. Ajude-me a resolver um problema. Estou querendo dar ao nosso pessoal uma sobremesa para o almoço de hoje. Aqui na esquina tem uma quitanda. Vá até lá e verifique se tem abacaxi.
Zeca, sem entender muito bem o ocorrido, saiu e foi cumprir a tarefa solicitada. Em cinco minutos estava de volta.
- Como é? - disse o patrão.
- Verifiquei como o senhor mandou e a quitanda tem o abacaxi.
- E quanto custa cada?
- Isto eu não perguntei - respondeu Zeca.
- Eles têm quantidade suficiente para todos os nossos funcionários?
- Não sei, não - disse o funcionário.
- Muito bem, Zeca. Sente-se ali naquela cadeira e aguarde um pouco.
O patrão pegou o telefone e mandou chamar o Juca. Quando ele chegou, o chefe foi logo dizendo:
- Estou querendo dar ao nosso pessoal uma sobremesa após o almoço de hoje. Aqui na esquina tem uma quitanda. Vá até lá e verifique se tem abacaxi. Em oito minutos, Juca estava de volta.
- E então, Juca? - perguntou o patrão.
- Tem abacaxi, sim. Tem em quantidade suficiente para todo o pessoal e se o senhor quiser, eles têm também laranja e banana.
- E o preço?
- O abacaxi eles estão vendendo a R$ 1,00 o quilo. A banana sai a R$ 0,50 o quilo, e a laranja a R$ 20,00 o cento, já descascada. Mas como eu disse que a quantidade era grande, eles me concederam um desconto de 15%. Deixei reservado o abacaxi. Caso o senhor resolva, eu confirmo.
Agradecendo a Juca pelas informações, o patrão dispensou-o e voltou-se para Zeca, na cadeira ao lado, retomando a conversa:
- Você perguntou alguma coisa quando entrou na minha sala hoje. O que era mesmo?
- Nada sério patrão. “A gente conversa outra hora - respondeu o funcionário.”

Se na hora de fazer suas reivindicações lhe for dado um "abacaxi" para descascar, descasque-o, com garra e determinação.
Não seja apenas mais um, seja aquele que faz a diferença

Nenhum comentário: